a Poemas de Amor Tag Mil Classificados: Concurso 500 Poemas de Amor Tag Mil: Da Poética em Vinicius de Moraes no poema "Eu Quero a Mulher Que Passa"

Poetas e Escritores Inscritos e Votantes

Agora podemos interagir com Russos, Gregos e Mandarins

Google AdSense 728 x 15 Bloco de 4 Links

Foto Micro Poemas de Amor

domingo, 6 de dezembro de 2009

Da Poética em Vinicius de Moraes no poema "Eu Quero a Mulher Que Passa"

Da poética em Vinicius de Moraes ninguém duvide. Sonetista apaixonado e apaixonante. Danusa Leão, em seu livro "Quase Tudo" revela os bastidores da vida de Vinicius de Moraes. Nada que já não se soubesse. Referi, apenas, por que chamou a lembrança.
Vinicius como sempre apaixonado ao extremo. Quando não estava enclausurado vivendo uma paixão, estava pelos bares e calçadas procurando uma nova paixão.
Este poema bem reflete o estado sempre apaixonado de Vinicius.
"Meu Deus! Eu quero a mulher que passa". Sinta o lirismo, a busca errante.
Várias leituras se pode inferir. Perceba a mudança verbo-pronominal impecável. Ora a mulher que passa é "ela", terceira pessoa do singular; ora a mulher que passa é "tu", segunda pessoa do singular. Vinicius alterna tais nuances no decorrer do poema, findando na terceira pessoa do singular, representando a ausência e a distância do ser amado, no entanto, o poema é leve, como se fosse uma brincadeira, um exercício literário. Perceba, na estrofe final, no primeiro verso, o trocadilho: "Que fica e passa" com "que pacifica". E continua, agora, sério a constatar o inexorável: "Que tanto é pura como devassa! // Que bóia leve como a cortiça;", findando com o que poderíamos dizer, num verso cínico: // "E tem raízes com a fumaça."

Cremos que Vinicius utilizou-se desse poema referindo-se aos seus amores já passados, findos, acabados, replicando a sua paixão duradoura -- ainda -- com a efemeridade das paixões femininas. Ter "raízes como a fumaça" é um fecho perfeito a comprovar nossa assertiva.
(Lustato Tenterrara)

http://www.lustatotenterrara.com
Amor & Poesias Messenger Love & Passion of Lustato Tenterrara

e http://BrasilPoesias.ning.com
Brasil Poesias Rede de Músicas Prosa Verso Poemas e Relacionamentos

referente a:

"A Mulher Que Passa Vinicius de Moraes http://brasilpoesias.ning.com/group/Vinicius "Meu Deus, eu quero a mulher que passa. Seu dorso frio é um campo de lírios, Tem sete cores nos seus cabelos, Sete esperanças na boca fresca! Oh! como és linda, mulher que passas. Que me sacias e suplicias Dentro das noites, dentro dos dias! Teus sentimentos são poesia; Teus sofrimentos, melancolia. Teus pelos leves são relva boa Fresca e macia. Teus belos braços são cisnes mansos Longe das vozes da ventania. Meu Deus, eu quero a mulher que passa! Como te adoro, mulher que passas! Que vens e passas, que me sacias: Dentro das noites, dentro dos dias! Por que me faltas, se te procuro? Por que me odeias quando te juro Que te perdia se me encontravas E me encontrava se te perdias? Por que não voltas, mulher que passas? Por que não enches a minha vida? Por que não voltas, mulher querida, Sempre perdida, nunca encontrada? Por que não voltas à minha vida, Para o que sofro não ser desgraça? Meu Deus, eu quero a mulher que passa! Eu quero-a agora, sem mais demora. A minha amada mulher que passa! Que fica e passa, que pacifica; Que é tanto pura como devassa! Que bóia leve como a cortiça; E tem raízes como a fumaça." Vinicius de Moraes http://brasilpoesias.ning.com/group/Vinicius"
- Meu Deus Como Eu Quero a Mulher que Passa by Lustato Tenterrara et "Eu Quero a Mulher que Passa" by Vinicius de Moraes - Brasil Poesias Música Prosa Verso Poemas e Relacionamentos NET (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poemas Tag MIL é um blog de poemas classificados no Concurso Vitalício 500 Poemas de Amor Tag Mil
Inscrições Permanentes
Livro Impresso De Luxe com E-Book em CD no luxuoso encarte
Deixe aqui seu comentário para esse poema classificado.
Se desejar contato imediato, informar links quebrados ou conteúdo impróprio ou infrigência de direitos autorais, utilize nosso Formulário de Contato On Line.

Os Poemas Mais Lidos nos Últimos 30 dias

Blogspot de Associados BrasilPoesias